Os candlesticks foram criados no século XVIII, por traders de arroz no Japão. Naquela época, o arroz era a riqueza dos fazendeiros japoneses. A técnica de análise dos gráficos de velas, tradução para o português de candlesticks, é atribuída ao trader Munehisa Honma. As suas teorias são desenvolvidas e estudadas até os dias de hoje.
Diz a lenda que o Sr. Honma ganhou fama ao realizar 100 trades lucrativos consecutivos a partir da utilização das teorias que ele desenvolveu ao longo dos anos, negociando arroz no Japão.
O candlestick representa graficamente a variação de preços de um determinado ativo em uma unidade de tempo, nele estão representados:
- Preço de abertura – é o preço pelo qual foi fechado o primeiro negócio do intervalo.
- Preço de fechamento – é o preço pelo qual foi fechado o último negócio do intervalo.
- Preço máximo – é o maior preço negociado no intervalo.
- Preço mínimo – é o menor preço negociado no intervalo.
Atualmente, um dos livros que é considerado a bíblia dos traders modernos é o Candlesticks Charting Explained, do autor Gregory Morris.
O interessante desse livro é que ele mostra os percentuais de assertividade de cada padrão, a partir de backtestings realizados em bases de dados de negociação bastante extensas. Dessa forma, fica fácil o trader estudar e alinhar suas as expectativas, a partir da montagem de estratégias que utilizem esses padrões.
Quem quiser investir no conhecimento que esse livro oferece, na Amazon está disponível!