Análise do mercado :: semana 17 à 21 de Maio

Teremos nessa semana um calendário econômico recheado de notícias importantes que podem contribuir para o aumento da volatilidade nos mercados.

Chamou nossa atenção a profundidade da correção observado no principal índice global, o SP500, que reúne as 500 maiores empresas do mercado americano.

Um fechamento abaixo de 4.000 pontos em algum dia nessa semana pode ser uma sinalização mais negativa para os mercados. Será que o jargão Sell in May and Go Away (venda em maio e vá passear) será acionado nos próximos dias? Existe grande expectativa sobre a ata do FOMC (Comitê de Política Monetária dos EUA) sobre como e quando serão retirados os estímulos monetários em vigor. Esse pode ser o gatilho para o início de um processo corretivo mais agudo.

No Brasil temos algumas notícias favoráveis no radar como por exemplo: (i) aumento da arrecadação de impostos (ii) vacinação à todo vapor e (iii) perspectiva de privatizações.  Se o contexto global continuar ajudando é possível um teste do topo histórico neste semana. Vamos acompanhar.

Análises gráficas

As análises abaixo refletem apenas opiniões de cunho pessoal, e não ecoam de maneira alguma qualquer tipo de recomendação de investimento. Além disso, as mesmas são estritamente gráficas, e não consideram qualquer variável adicional, incluindo as citadas no início desse texto.

Ibovespa

Após alcançar o objetivo que traçamos nas análises anteriores, na casa dos 123mil pontos, o índice futuro brasileiro sentiu forte resistência, e agora vem operando de forma relativamente lateral.

O rompimento da região de 123 mil pontos seria um sinal altista, embora ainda possamos visitar a região de 119.800 pontos antes de uma retomada mais consistente da alta. Concorda? Deixe seu comentário logo abaixo…

Contratos de dólar futuro & DXY

Os contratos futuros de dólar sentiram o suporte na região de 5220 pontos e reagiram até 5320 pontos. Observem que houve o rompimento de uma linha de tendência de baixa importante e existe a possibilidade de formação de um fundo duplo.

A grande questão é como a moeda americana irá comportar-se num contexto global. Vejam a seguir nossa análise do índice DXY, que pode ser um bom termômetro para essas perspectivas.

S&P 500

O principal índice americano atingiu nesta última semana o objetivo que já vínhamos mencionando desde o 4o trimestre do ano passado. 

A grande dúvida agora é como irá fechar nesta semana. Se algum dia o mercado fechar abaixo de 4.000 pontos, pode ser uma sinalização negativa. Veja nosso comentário a seguir.

Commodities / Metais / Bitcoin

Também como vínhamos mencionando desde o ano passado, o preço do barril de petróleo mais do que alcançou o seu preço pré-pandemia.

“O preço do barril de petróleo WTI rompeu para cima uma consolidação entre os 34-42 USD/bbl que se arrastava desde o início de junho deste ano, caminhando para atingir o seu preço pré pandemia na faixa dos 54 USD/bbl.”

Conforme também mencionamos, havia uma boa probabilidade que o preço continuasse a subir, dado ao otimisto de recuperação econômica pelos mercados, e o corte de Capex (investimento) realizado pelas empresas do setor de óleo e gás, sugerindo um futuro possível de desequilíbrio entre oferta e demanda também para o petróleo.

No entanto, os preços podem chegar em breve num patamar de equilíbrio, com os principais produtores reduzindo os cortes de produção realizados durante o período econômico mais intenso da pandemia.

Bitcoin

O preço da crypto moeda parece encontrar forte resistência na região de 63 mil dólares e agora inicia um processo corretivo. Um fechamento abaixo de 46 mil dólares pode levar o mercado a buscar os 37 mil dólares no curtíssimo prazo? Veja nossa análise a seguir…

Ouro

O metal aproxima-se novamente da região de 1854-1862, que deve ser um ponto de forte resistência. Uma hesitação nesta região pode ser um belo sinal para considerarmos operações na ponta da venda. Vejam nossos comentários no vídeo a seguir.

Agenda econômica

O calendário econômico desta semana será bastante importante, como ilustra as agendas abaixo extraídas do investing.com. 

Se este conteúdo lhe foi útil de alguma forma, não esqueça de compartilhar nas listas de discussão que você participa.

Aproveitamos também para agradecer as 1.280 inscrições e convidá-los a assistirem os principais vídeos do nosso canal do Youtube:

 

Para receber outras informações diárias, curta nossa página no Facebook ou inscreva-se no nosso canal do Telegram, TwitterInstagram. Postamos diariamente algumas idéias, nessas redes sociais, e sua participação e feedback serão mais do que bem vindos. 

Produtos para investidores



Leia também…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima